sábado, 29 de novembro de 2014

SECRETARIA PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL DE OBSERVATÓRIOS DE TURISMO


Encontro Nacional de Observatórios do Turismo do Brasil. Claudia Pessoa - Secretaria do Turismo.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Encontro Nacional de Observatórios do Turismo do Brasil. Claudia Pessoa – Secretaria do Turismo.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
A secretária municipal de Promoção do Turismo (Semptur) representou o prefeito Rui Palmeira, na tarde desta quinta-feira (27), na abertura do 1º Encontro Nacional dos Observatórios de Turismo, no Hotel Jatiúca. O evento é uma promoção do Ministério do Turismo (MTur) para reunir experiências exitosas no desenvolvimento do setor, discussão de medidas de política públicas e apresentação de estatísticas.
Gestores de todo o país estão reunidos para debater pesquisas e estudos relacionados, sobretudo, a levantamentos estatísticos de dados que identifiquem o crescimento econômico do setor. Com essa perspectiva, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, parafraseou o estatístico estadunidense, William Deming: “O que não se mede não se gerencia”.
“Nossa cidade é um ótimo destino para receber turistas, mas também para empreender. Sabemos da importância de compartilhar novos exemplos de excelência para conhecermos melhor nossos dados e novos pontos fortes que precisam ser otimizados”, disse Pêssoa, no discurso de abertura do evento.
“Maceió é um ótimo exemplo do potencial de crescimento que tem sido trabalhado. O evento aqui hoje é fundamental, pois queremos fortalecer nos estados e municípios a busca de um gerenciamento das ações que apontem a qualidade das atividades turísticas, seja na gestão, empresas, na economia e no permanente avanço e capacitação de todos os agentes envolvidos”, explicou Lages.
Encontro Nacional de Observatórios do Turismo do Brasil.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Encontro Nacional de Observatórios do Turismo do Brasil.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió
Lages também comentou o interesse da Prefeitura de Maceió em manter diálogo constante com o Ministério. “A grande necessidade do Brasil é a infraestrutura. O prefeito Rui Palmeira é um parceiro nosso. Ainda deputado federal, apresentou emendas não só para Maceió, mas para Alagoas”, disse Lages.
Entre os principais apontamentos na capital, o ministro pontuou os diálogos para a viabilização da Ecovia Norte e trabalhos de urbanização. “O litoral norte tem uma forte importância para a capital, mas essa modalidade de investimento também amplia as discussões sobre o que pode ser feito na área lagunar, a exemplo do Dique-Estrada e região”, detalhou o ministro.
Durante o evento, o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes, e a vice-diretora de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial do Turismo (OMT), Sofia Gutierrez, apresentaram as experiências das entidades na implantação de sistemas estatísticos de turismo.
FONTE - Secom Maceió

Nenhum comentário:

Postar um comentário