sexta-feira, 16 de outubro de 2015

FESTURIS e ABRAJET

FESTURIS e ABRAJET oferecerão espaço diferenciado para imprensa na feira

Uma das novidades do FESTURIS 2015 é a parceria com a Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET). A entidade será responsável pela coordenação das salas de coletivas de imprensa do Festival em Gramado.

A presidente da entidade, a jornalista Miriam Petrone, também vice-presidente do Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, destaca que a ideia principal é agregar valor e qualidade ao evento, dar suporte aos jornalistas especializados e, também, trazer jornalistas internacionais. “Vamos representar e atender todos os associados que estarão no FESTURIS, agregando valores e negócios ao evento”.

 O espaço coordenado pela associação terá um lounge de 20 metros para recebimento, sala de coletiva de imprensa com 42 cadeiras para os jornalistas e tradução simultânea para inglês e espanhol. A ABRAJET também será responsável pelo coquetel de encerramento de todas as coletivas.

Já estão confirmadas as coletiva de imprensa com Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), e também com Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil.
Antes e durante o FESTURIS, os associados da entidade receberão atualizações sobre a feira e serão convidados a participar das coletivas através do mailing e do boletim quinzenal da entidade.

Sobre a participação de jornalistas internacionais no evento, Mirian Petrone afirma que uma das novidades é a inclusão da Espanha ao Fórum Iberoamericano de Periodistas de Turismo, país que representa 750 jornalistas especializados.

MELHORIAS NA ABRAJET
Desde o ano passado a frente da ABRAJET, a presidente Miriam conta que a entidade tem entrado em um novo modelo de gestão e cresceu de 325 para 480 associados. “Com o trabalho que estamos realizando frente a entidade temos mais jornalistas prestando atenção na ABRAJET. Estamos estudando retornos para os jornalistas e benefícios como especializações e qualificações para que os profissionais entendam sobre Leis relacionadas ao setor, por exemplo”.

FESTURIS 2015 - Com uma estimativa de crescimento neste ano, o FESTURIS, ocorre de 5 a 8 de novembro, e projeta a presença de pelo menos 14 mil profissionais do Turismo circulando na feira, no Serra Park, em Gramado. Considerado o maior evento em prospecção e geração de negócios no setor turístico da América Latina, o FESTURIS já tem confirmada a participação de pelo menos 65 destinos internacionais.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

III Café de Relacionamento do SPCVB aborda comunicação e crise


Jornalista Guto Abranches é destaque de encontro entre associados. "Credibilidade é a melhor propaganda", diz

Guto Abranches, um dos principais ícones em comunicação e economia do País, é o convidado da vez do III Café de Relacionamento do São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB), que será realizado na terça-feira, 6 de outubro, a partir das 9h, no Transamerica Expo Center. O evento é gratuito para associados; não associados pagam R$100,00.

Guto Abranches, que foi editor-chefe do programa Conta Corrente de 2002 a 2013 na Globo News, abordará o tema "A Comunicação em Tempos de Crise". O jornalista já foi repórter da Folha de São Paulo, Revista Veja e TV Cultura. "A importância da comunicação em tempos de crise se intensifica à medida em que a demanda por ´credibilidade´ aumenta: na crise ninguém quer perder tempo e correr riscos. As pessoas físicas e jurídicas querem informações objetivas e fidedignas. Quanto antes a pessoa, física e jurídica, mostrar que identificou o problema, analisou e tem postura diante da situação, melhor. Quem levanta a voz primeiro, com credibilidade, faz da crise uma oportunidade de negócio. É antes de tudo uma questão de atitude: reconhecer que existe o problema e agir para fazer frente a ele. E, claro: o mercado precisa saber que está fazendo isso", detalha Guto Abranches.

Para o jornalista, é preciso investir na comunicação de forma objetiva, direcionada, eficaz em tempos de crise. "Não é pagar por mais propaganda, mais marketing. É buscar veiculação em mídias responsáveis e qualificadas. É a hora da pessoa, física e/ou jurídica, se mostrar ativa, atenta, consciente e competente. Pagar propaganda é fácil, mas neste momento, se não tiver firmeza e conteúdo, é um tiro no pé. Pagar propaganda é uma coisa, conquistar e manter credibilidade é outra. E credibilidade é a melhor propaganda", completa.

"Sabemos como a informação e inteligência de mercado são essenciais na tomada de decisão para as empresas, principalmente em momentos de cautela na economia. A comunicação sem ruídos é essencial para a execução assertiva do planejamento estratégico de uma empresa", explica Toni Sando, Presidente Executivo do SPCVB.

Das 9h às 10h será realizado o café da manhã com networking entre os presentes e, em seguida, acontecerá a palestra. "O encontro é uma proposta para os associados fazerem negócios. Queremos gerar valor agregado para os profissionais e empresas associadas, além de proporcionar conhecimento", comenta Toni Sando. Para se associar ao SPCVB, o interessado deve entrar em contato pelo telefone 11 3736-0617 ou e-mail relacionamento@visitesaopaulo.com.

Esta é da terceira edição do ano. Em 2015, o Café de Relacionamento do SPCVB já recebeu o Psicoterapeura Leo Fraiman e a Presidente da Mocidade Alegre Solange Bichara. As inscrições devem ser feitas pelo link www.eventioz.com.br/e/iii-cafe-de-relacionamento.

III Café de Relacionamento 2015
Quando: 6/10/2015, das 9h às 12h
Onde: Transamerica Expo Center (Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387)
Quanto: Associados SPCVB, entrada gratuita; Não associados, R$100,00

Patrocínio Ouro: R1 Soluções Audiovisuais
Patrocínio Prata: Exam Assessoria Contábil e MIB Men in Bar
Patrocínio Bronze: Eventbrite, Expressão Studio e Roque Assessoria
Apoio: Avianca, Casa Blanca Buffet e Eventos, Clos Restaurante, CS Brazil, Feller Avenida Paulista, Grão de Areia, Jazz São Paulo, Kawthar, Transamerica Expo Center, Hotel Transamérica São Paulo e Hotel Villa Rossa

Sobre o SPCVB
Com 31 anos de existência e primeiro Convention & Visitors Bureau da América do Sul, o São Paulo Convention & Visitors Bureau é uma fundação estadual de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega atualmente mais de 750 associados-mantenedores, representando todos 61 segmentos do trade turístico paulista. Seus objetivos são a ampliação do número de visitantes e o aumento de sua estadia por meio da captação e suporte a eventos, promoção e programa de capacitação.
Para isso, a entidade integra setores da sociedade em parcerias público-privadas a fim de dinamizar o volume de negócios e o mercado de consumo, contribuindo para o desenvolvimento econômico do destino, melhoria da qualidade de vida e renda de seus habitantes, e aumento do número de visitantes. Os recursos financeiros da Fundação são provenientes da mensalidade dos associados, de parcerias e da contribuição facultativa do room taxjunto aos hóspedes dos hotéis associados.
SÃO PAULO CONVENTION & VISITORS BUREAU
Visite São Paulo
Comunicação, Imprensa e Conteúdo


sexta-feira, 25 de setembro de 2015

UNEDESTINOS divulga novidades na ABAV




UneCongresso, site unedestinos.com.br e folder são os principais lançamentos no estande   


Um país de dimensões continentais, rico em fauna e flora, atrativos naturais, cultura marcante, povo hospitaleiro e infraestrutura completa para receber eventos de diversos portes e temáticas, possui potencial turístico capaz de combater a atual crise e desenvolver a economia. O setor, que apresentou 4%  de crescimento no mundo no primeiro semestre de 2015, busca por mais união e profissionalização no Brasil. Neste movimento de unificação dos principais destinos do País em prol de uma melhor representatividade perante o poder público e privado, nasceu a UNEDESTINOS, União Nacional das Entidades de Destinos. O pontapé inicial foi dado durante a WTM Latin America, realizada em abril deste ano e se consolida nesta edição da ABAV.

A entidade é uma associação nacional sem fins lucrativos, formada por entidades mista, pública e privada, que atuam na captação e apoio a eventos e na divulgação do destino. Com Conselho Consultivo formada por importantes entidades do trade e um corpo de consultores técnicos especializados, a base principal da entidade é composta por diretoria e vice-presidência, e formada pelos principais CVBx e entidades de destinos (veja relação completa abaixo). "A cadeia produtiva de turismo, eventos e viagens possui engrenagens sincrônicas, em uma máquina onde cada peça precisa da outra para avançar. Com esse olhar, são nítidas a interdependência e a necessidade da harmonia entre destinos, hotelaria, restaurantes, bares, transportes, organizadores, comércio, casas de espetáculo, shoppings e fornecedores no geral", explica Bruno Herbert, Presidente da UNEDESTINOS.

A entidade tem como missão representar e promover os interesses de suas entidades associadas e o reconhecimento das suas atividades, contribuindo para o fortalecimento econômico, social, educacional e político deste setor, junto aos mercados, à sociedade civil e às autoridades governamentais, além de promover a captação, geração, apoio e incremento de eventos em geral e promover o destino. Os valores são pautados na transparência, ética e cooperação, com eixos estratégicos baseados no compartilhamento, representatividade e profissionalização.

"Dos diversos encontros já realizados pela entidade, percebeu-se ainda mais a importância da união e independência do setor privado em sua organização, sustentabilidade e defesa por direitos. Sabe-se hoje como o setor de turismo tem potencial, seja de atrativos naturais e culturais, seja de viagens de eventos e negócios. Para traçar novos rumos, estamos nos aproximando cada vez mais da Frente Parlamentar Mista do Turismo, Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e Secretarias Municipal e Estadual de Turismo, para somar esforços entre entidades parceiras", detalha Bruno Herbert. "Ainda assim, a energia e potencialidade da união das empresas privadas são um grande diferencial para manter avante o trabalho e resultados conquistados nas últimas décadas no setor", completa.

UneCongresso: aprimoramento e capacitação
Entre os diversos objetivos UNEDESTINOS, como promover eventos e encontros regional, nacional e internacional, melhorar a competitividade dos destinos brasileiros, envidar os melhores esforços para o enriquecimento e crescimento do setor de eventos e turismo e formalizar parcerias, se destacam a promoção de cursos, conteúdo e webseminars, desenvolvimento dos profissionais e o compartilhamento do conhecimento.

Para dar inicio a esse ciclo de profissionalização e atualização dos destinos, será realizado de 10 a 12 de dezembro, no Hotel  Costão de Santinho, em Florianópolis, SC, a primeira edição do UneCongresso. A programação conta com palestras, painéis, cases e workshops, com temas que abraçam o marketing digital, atuação e mercado de CVBx, captação de eventos, tecnologia e tendências. Em breve, mais informações serão divulgadas.

A UNEDESTINOS está presente no estande C87 na 43ª ABAV Expo Internacional do Turismo, que acontece de 24 a 26 de setembro no Pavilhão de Exposições Anhembi. O visitante contará com os lançamentos do folder de apresentação da entidade e do sitewww.unedestinos.com.br, com informações, histórico, notícias, artigos, eventos, associados etc. Para saber mais, os interessados devem escrever para contato@unedestinos.com.br.

Quem faz parte da UNEDESTINOS
A Diretoria Executiva é formada pelo Presidente Bruno Herbert; Vice-Presidentes: Alexandre Resende, Ferdinando Lucena, Maitê Uhlmann, Max Fonseca, Michael Nagy e Toni Sando; Vice-Presidentes Conselheiros: Basileu Tavares, João Carlos Pollak, José Amilton Lopes, Marco Aurélio Floriani e Régis Medeiros. O Conselho Fiscal é composto por  Aurea Raquel Pirmann, Rogério Papile Poloni e Roselaine Dantas do Nascimento. Os Consultores Técnicos, que são consultores especializados, independentes e convidados pela diretoria em assembleia, são: Ana Beatriz Blanco Soares, Anita Pires, Aristides de La Plata Cury, Armando Campos Mello, Gilberto José Pacheco, Luiz Carlos Barboza e Vaniza Schuler.

Fazem parte do atual portfólio de associados da UNEDESTINOS, Goiânia CVB, Bonito CVB, Curitiba Região e Litoral CVB, Iguassu CVB, Londrina Convention Bureau, Blumenau e Vale Europeu CVB, Chapecó e Região CVB, Floripa CVB, Joinville e Região CVB,  Gramado & Canela CVB, Porto Alegre e Região Metropolitana CVB, Fortaleza CVB, Natal Convention Bureau, Convention Bureau João Pessoa, Porto de Galinhas CVB, Recife CVB, Maceió CVB, Salvador Destination, Espírito Santo CVB, Belotur, Uberlândia CVB, Rio CVB, Atibaia e Região CVB, Visite Campinas, Campos do Jordão e Região CVB, Guarujá CVB, Guarulhos CVB e São Paulo CVB.

O Conselho Consultivo, entidades do trade convidadas pela diretoria executiva após aprovação em assembleia, é composto pela ABAV Nacional, ABEOC Brasil, ABIH Nacional, Abracorp, Abrajet Nacional, Abrasel, CNTur, FOHB, Latinoamerica y El Caribe CVB, Resorts Brasil e Ubrafe.


Unedestinos
Comunicação, Imprensa e Conteúdo

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS - TROFÉU SÃO PAULO CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA 2015

O Troféu foi criado pela Câmara Municipal por meio dos Decretos Legislativos 81/1997 e 16/2002 e tem por objetivo incentivar a mídia especializada a divulgar a gastronomia paulistana.

Saiba como participar







segunda-feira, 14 de setembro de 2015

ABRAJET - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS DE TURISMO - BOLETIM DE SETEMBRO 2015

Boletim Setembro/2015

Socorro (SP) sedía IV Fórum de Jornalistas de Turismo

 
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), seccional São Paulo, em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Socorro, com o apoio da Secretaria de Turismo de São Paulo, Roda São Paulo, irão promover o IV Fórum de Jornalistas de Turismo, entre os dias  18 e 20 de setembro de 2015,que vai apresentar a cidade de Socorro como destino turístico de acessibilidade e o desenvolvimento sustentável na expansão regional do setor..LEIA MAIS  http://www.abrajetnacional.com.br/noticia/94/2015-09-14/socorro-sp-sedia-iv-forum-de-jornalistas-de-turismo
 
 
 
 

Hospedagem e serviços de alimentação são tema de evento em Brasília.

Ao participar nesta quarta-feira (9), em Brasília, de um evento comemorativo dos 60 anos da FBHA, o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Júnior Coimbra, afirmou que o turismo se empenha, desde a sua criação, há 12 anos, em colaborar com o país em um momento de desafios na economia.

LEIA MAIS
 

Abrajet Nacional participa da 43ª ABAV Expo

Todos os anos, a Feira de Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado através do Congresso FESTURIS, realizado em parceria com a ABAV /RS

 Leia mais

 

FESTURIS: Congresso apresenta seu tema central

Todos os anos, a Feira de Turismo de Gramado se preocupa em não apenas fomentar negócios com o trade turístico, mas também chamar a atenção dos profissionais e abrir espaço para debates e novas abordagens às principais tendências do mercado através do Congresso FESTURIS, realizado em parceria com a ABAV /RS
Leia mais
Telefone: (11) 4171-7555 | (11) 94733-3144 id 45*7*2015290
E-mail: presidente@abrajetnacional.com.br
Endereço: Largo do Arouche, 290 - 6º andar - São Paulo / SP

terça-feira, 1 de setembro de 2015

34ª Expoflora: secretário de Turismo na abertura da exposição



O secretário de Turismo, Roberto de Lucena, prestigiou nesta quinta-feira (27/08), a abertura da 34ª Expoflora, maior exposição de flores e plantas da América Latina, realizada na cidade de Holambra, estância reconhecida como a Capital Nacional das Flores.Trata-se do maior produtor e centro de comercialização do país, respondendo por 50% do mercado brasileiro do setor.

Mais de 400 produtores lançam novas variedades de flores e plantas e ditam tendências no paisagismo e decoração na exposição que estima crescimento entre 6% e 8%, em 2015. Nesta edição, foram investidos cerca de R$ 4 milhões no evento. Os reflexos de sua realização são estimados entre R$ 20 e R$ 22 milhões nas cidades localizadas num raio de 80 km do município. E ainda garante 1.800 empregos diretos e 5 mil vagas (diretas ou indiretas).
“Eu quero celebrar a oportunidade de estar em Holambra e participar da abertura deste importante evento que tem projetado esta belíssima estância turística, não apenas para o Estado de São Paulo, mas para todo o Brasil. Esse trabalho, esse binômio entre Agricultura e Turismo tem produzido uma simbiose perfeita”, afirmou o secretário
O Parque da Expoflora conta com uma área de 250 mil m² dos quais 750 m² são destinados à Exposição de Arranjos Florais, uma das principais atrações do evento, que este ano tem como tema Flores, Sabores e Sensações. Entre as atrações fixas estão a Mostra de Paisagismo e Jardinagem, com o tema Frutos do Jardim; a Parada das Flores; a Chuva de Pétalas; o Passeio Turístico por Holambra que inclui a visita a um campo de flores; as danças típicas; o Shopping das Flores e a culinária holandesa, além de parque de diversões, mini-sítio e visita ao Museu de Holambra.
O secretário percorreu os pavilhões da exposição e da mostra e parabenizou os organizadores “pelo sucesso das mais de três décadas de exposição, superando-se a cada ano na demonstração das tecnologias que se desenvolvem, na capacidade de cultivo, na determinação e no trabalho sempre tão promissor. Holambra é o jardim do Estado de São Paulo”.
A cultura e as tradições trazidas pelos colonos holandeses garantem à cidade características peculiares que atraem, todos os anos, aproximadamente um milhão de turistas de dentro e fora do país. O nome de Holambra surgiu da junção das iniciais de HOLanda, AMérica e BRAsil. A cidade está localizada a apenas 30 minutos de Campinas, a 40 minutos do Aeroporto Internacional de Viracopos e a 135 km de São Paulo.
A exposição fica aberta ao público até o dia 27 de setembro, de sexta-feira a domingo, das 9h às 19h, e estima receber 300 mil visitantes nos 17 dias de evento.

Por Bete Berna

34ª Expoflora: secretário de Turismo na abertura da exposição